Compartilhemos
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
TUDO O QUE AS RELIGIÕES ODEIAM QUE VOCÊ SAIBA
O DIA: Por que o brasileiro tem tanta dificuldade em ser autêntico quando o assunto é polêmico?
MC: Isso é um pouco complexo. Acho que a beleza do Brasil, porque para mim a beleza do Brasil é que o brasileiro tem uma identidade, uma cultura, uma subjetividade muito mais fluida, muito mais cruzada que outros países. Então, essa beleza do Brasil, que tem uma identidade mais flexível, mais multipla, mais fluída do que em outros países, cria no brasileiro um outro problema: é como se a beleza da liberdade que cria identidade a identidade múltipla, fluida, pode apavorar um pouco. Pode desejar uma única identidade clara, certa, única, homogênea.
E tudo isso pode criar um tipo de insegurança pela qual, se questiona: “Será que a identidade da Sheila é verdadeira?” Mas também será que minha identidade é verdadeira? Quem sou eu? Porque eu não a identidade, como, sei lá, na Europa, vamos dizer assim. Mas isso não é verdade. Isso é uma fantasia, porque o Brasil é muito mais na frente da Europa na questão da identidade.
LEIA TODA ENTREVISTA AQUI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Aloha Aldo,
Bacana o vídeo. Inspirador tb! Um dos dias mais alegres que tive foi o dia que disse que não tinha mais religião, me sentia um "supra-religião". O poder está nós! Te amo e sou grato amigo!
Guilherme
Esta é a grande diferença entre religião e espiritualidade. sou grato, um forte abraço.
Postar um comentário