quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estudantes inventam óculos que funciona como mouse


oculos_alunos
“É só colocar os óculos, se você piscar os olhos, isso significa um clique no mouse, se mexer a cabeça, pode passear pela tela do computador como se estivesse manejando o mouse”. Assim funciona a nova invenção dos estudantes do Ensino Médio técnico em mecatrônica do Instituto Federal Sul Riograndense, em Charqueadas, região metropolitana de Porto Alegre.
Cleber Quadros, Alexandre Oliveira e Filipe Carvalho apresentaram a novidade no Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que está sendo realizado em Brasília. Os estudantes já tinham criado antes outro experimento também com o objetivo de facilitar a vida de portadores de necessidades especiais – um forno com controle à distância para cegos. “É para que eles não tenham que chegar perto do forno e se queimar”, explica Cleber, um dos jovens inventores.
O novo projeto do “óculos-mouse” foi orientado pelos professores Márcio Bender e Andreia Cabral. Cleber, Alexandre e Filipe, engravatados, mas descontraídos, mostravam orgulhosos as invenções e contaram que já planejam um novo equipamento, também na linha da acessibilidade.
“Queremos fazer um óculos que controle também os movimentos de uma cadeira de rodas. Aí é só a pessoa balançar a cabeça que a cadeira moverá na direção em que a pessoa se inclinar”, explicam.
Como os estudantes estão no terceiro ano e o curso de mecatrônica tem duração de quatro anos, eles ainda terão tempo para novas invenções durante o Ensino Médio.
“Vamos tentar um patrocínio para o óculos e se a gente conseguir, doamos para instituições que cuidam de pessoas com necessidades especiais”.

SINTO MUITO ME PERDOE TE AMO SOU GRATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos são bem vindos, estamos aqui para compartilhar experiências que nos iluminem, mas, por força de impertinentes baixas vibrações planetárias sou obrigado a moderar os comentários. Para bons comentadores este pingo é letra. Sintam-se em casa. E muito grato pela lúcida carinhosa presença. Venham sempre que lembrarem, se gostarem divulguem, compartilhemos nossas descobertas.Sinto muito, me perdoe, vos amo, sou grato. A faxina é infinita.